29 junho 2016

29/06/2016

Eu sou minha melhor amiga
Ok, ler isso me faz parece uma vaca egocêntrica que se acha autossuficiente, mas essa foi a conclusão que cheguei depois de ser ignorada AGAIN. Claro que, pela minha visão de que esse mundo não pode ser só sobre seres humanos e suas ambições por vezes ridículas, não estou sozinha de verdade no mundo (e quem é que está, não é verdade?), mas esse negócio de amizade talvez não faça meu tipo. Ou vice e versa.

A maioria acaba comigo ouvindo os problemas e reclamações da outra pessoa, sendo condescendente e dando uma de mãe. Quer dizer, não é algo que eu não goste, porque adoro poder ajudar, propor soluções, criar modos de distrair a mente, ouvir as perspectivas das pessoas sobre sua própria vida, mas chega um momento em que eu realmente preciso que alguém faça isso por mim (o que é bem difícil, já que eu não costumo sair por aí dizendo o que acontece dentro de casa e muito menos dentro da minha cabecinha), e não há ninguém lá. Mudam de assunto com naturalidade, ignoram dando a entender que eu não posso "reclamar" porque suas vidas são tão mais problemáticas e merecem toda a atenção da conversa.

O fato é: não estou reclamando. Anos e anos pra me tocar que essa é a última coisa que se deve fazer em caso de problemas. O que eu realmente gostaria era de poder ter uma segunda visão sobre a situação, ponderar sobre as questões em que eu estou envolvida no momento, ter alguma força, alguém pra pegar no meu pé quando estou perdendo tempo em vez de estar focada no meu objetivo. DE MODO ALGUM quero ouvir coisas clichês, porque essas eu digo a mim mesma todos os dias.

Longe de querer que me digam o que fazer. Só que estejam do meu lado. Me inspirando, tirando algum tempo de suas vidas pra falar nem que seja com uma pontinha de interesse sobre algo que gosto.

É tão difícil ser sincero?
Ou simplesmente dizer "Faça algo sobre isso, MEXA-SE"
Ou "VOCÊ CONSEGUE MAS SE NÃO CONSEGUIR VOU ESTAR AQUI PRA VOCÊ SE LAMENTAR"

Qualquer coisa seria melhor do que visualizar e ignorar. Como se esse momento fosse sobre você e sua própria inabilidade de ser sincero comigo.

Introdução ao Yoga 02


Quando eu percebi que essa segunda aula era mais sobre repetições, comecei a alternar loucamente com exercícios que eu lembro da primeira aula e flexões na parede da sala.

Se eu esticar meus braços agora posso sentir um certo cansaço mas, nenhuma dor exatamente. Deu pra esquentar, tirar uma camada de roupas e prender os cabelos em rabo de cavalo, o que acho que é suficiente pra uma sedentária. O grande problema é por conta de seguir as aulas - tenho que ficar olhando pro monitor e acabo esquecendo de me concentrar no meu corpo e principalmente no movimentos do pescoço. 

A solução seria memorizar elas (não sei o que pensar sobre isso). Ok, eu fui no banheiro passar creme nos cotovelos e concluí que memorização é o mais útil - vou poder praticar em qualquer lugar sem precisar de internet (vamos fazer de conta por um momento que eu realmente faria isso fora de casa).

Quanto às flexões, minhas articulações sentem um certo desconforto - talvez pela novidade, talvez pelo fato de eu ter um tique nervoso de estalar os pulsos, talvez por posição errada, talvez até por digitar com o computador muito longe do corpo.

Eis duas dicas do eHow caso aconteça mais vezes:
  1. Desloque a pressão de seus pulsos para os dedos. Curve as palmas das mãos para que seus dedos fiquem curvos;
  2. Alternativamente, faça as flexões com as mãos fechadas, para que seus pulsos não se curvem nem um pouco. Se o piso não for atapetado, use um colchão ou almofada para que os nós dos seus dedos não sejam pressionados contra o azulejo ou assoalho. (Que piso? Aqui é só parede mesmo).

[http://www.ehow.com.br/flexoes-machucar-pulsos-como_98992/]


27 junho 2016

27/06

Eu não sei se são hormônios, ou estresse (que estresse?) ou pelo fato de ter sido ignorada pra variar e não conseguir dizer nada sobre isso. Ou pela Poussey. O que eu sei é que agora Everything In Its Right Place está me acalmando de alguma maneira - apesar de nada estar no seu lugar certo.

Passei o dia assistindo Orange is the new black e não me orgulho disso, mas ter uma série esse calibre interminada me deixa ansiosíssima e a vida só volta ao normal quando isso acontece. Tenho minhas dúvidas se assistir tudo de uma vez me deixa ansiosa ou vice e versa.

Penso por Poussey, por Lolly, por Suzanne, por Sophia, por tantas outras mulheres reais. Por tantos seres humanos reais.

E eu nada faço por eles.

Minha vida já fez mais sentido, mas agora tudo o que vejo é uma garotinha vivendo seus medos.

---

Ah, li uma primeira página do livro dos espíritos - aquela que fala sobre ele como a pedra que encerra a idade moderna e semeia a idade contemporânea, algo do tipo. E a bíblia seria algo mais antigo.

---
De alguma forma ouvir David Bowie - Modern Love e usar a tag SAD no Omegle me fez hipnotizada por um momento.



26/06

Ontem acabei o dia sabendo que tinha uma personalidade ISFJ ("Introversion, Sensing, Feeling, Judgment" - Introvertido, Sensitivo, Emotivo, Julgador) e hoje terminei o dia sabendo que sou trouxa.

Fomos no mercado - eu e papai - como de costume e, neste domingo em especial, era último dia pra pegar uma amostra grátis de creme na Oboticário. Fomos no estacionamento e então no shopping.
Tudo ocorreu bem de certa forma. O lugar tava parado, tinha bastante vendedor com cara de cu, feirinha nos corredores enormes, tomamos casquinhas de R$2,00 (para consultas de mercado futuras) cada, pegamos catálogos de roupa.

Até que, na hora de entrar no carro, as coisas parecem um pouco esquisitas:
1. Porta-luvas aberto;
2. Peça do painel de fusíveis solta;
*olha pra trás*
3. Bancos todos inclinados (abertura pro porta-malas).

E então o que se passou foi frustração, um pouco de raiva, e então uma aceitação disso tudo. Que demorou um pouco, diga-se de passagem.

Queria poder saber o que fazer nessas situações, ao invés de olhar pro motor e não saber nem mesmo onde a bateria fica. Ter conhecimento, paciência e coragem pra "ser aquilo que a situação necessita". E tudo o que eu fiz é ser inocente e pensar que no mundo real os adultos sabem como agir. Eles estão perdidos e são tão crianças quanto nós.


26 junho 2016

19/06 ~25/06


    • Algo que escrevi: 

      Comecei um diário de Yoga. E um diário diário também.

        • Algo que li: 

          "Uma dica de preparo, que vale também para todo café coado, é umedecer o pó com um pouco de água quente, esperar 30 segundos e aí jogar toda a água em fluxo contínuo. "A extração será melhor, porque todo o pó estará umedecido. Aí quando você despeja o restante irá extrair mais aromas, porque o café é uma bebida extremamente complexa, com mais de 800 aromas identificados cientificamente", afirma o especialista." // Prós e contras: o filtro descartável é mais higiênico, mas pode deixar gosto de papel na bebida. Para evitar isso, uma dica: passar um pouco de água quente no filtro antes de despejar o pó. // "Todo mundo já ouviu isso e faz café com água antes de ferver, aí não atinge 98ºC que é o ideal para extração. Às vezes está 93ºC, 94ºC, desliga e a extração não fica tão boa. O único jeito de saber se atingiu 98ºC é deixar ferver." 

              Análises de Kid A e Metrópolis.

                "I don't know where i'm going from here, but i promise it won't be boring" - David Bowie



                    • Algo que ouvi: 

                      Radiohead - Everything In Its Right Place
                      Radiohead - Kid A [álbum]

                        • Algo que assisti: 

                          S01E01+02 Unbreakable Kimmy Schmidt // 
                            S04E10 Orphan Black // SEASON FINALE
                              Metrópolis // 
                                Girls In The House // 
                                  ORANGE IS THE NEW BLACK

                                    • Algo que cozinhei; 

                                      Missoshiro
                                        Purê de mandioca
                                          MIOJO (SIM, MIOJO, ME JULGUE) DE TOMATE COM TOMATE E MAIS TOMATE

                                            • Algo pela saúde do corpo: 

                                              Introdução ao Yoga (Aula 01)
                                                FLEXÕES NA PAREDE. PORQUE SIM.

                                                  • Algo pela saúde da alma: 

                                                    Uma mini sessão de hipnose/meditação.
                                                      Parar por um minuto e respirar.

                                                        • Algo novo: 

                                                          Yoga, definitivamente.
                                                            Comecei um diário de Yoga. 

                                                              ISSO. ISSO AQUI É NOVO.


                                                                • Um momento infinito: 

                                                                  Sentimento de trouxice infinita.


                                                                    • 20 segundos de coragem insana: 

                                                                      Aceitação da sofrência.

                                                                      25 junho 2016

                                                                      19/06 ~25/06

                                                                      • Algo que escrevi: 
                                                                      Comecei um diário de Yoga. E um diário diário.
                                                                      • Algo que li: 
                                                                      "Uma dica de preparo, que vale também para todo café coado, é umedecer o pó com um pouco de água quente, esperar 30 segundos e aí jogar toda a água em fluxo contínuo. "A extração será melhor, porque todo o pó estará umedecido. Aí quando você despeja o restante irá extrair mais aromas, porque o café é uma bebida extremamente complexa, com mais de 800 aromas identificados cientificamente", afirma o especialista." // Prós e contras: o filtro descartável é mais higiênico, mas pode deixar gosto de papel na bebida. Para evitar isso, uma dica: passar um pouco de água quente no filtro antes de despejar o pó. // "Todo mundo já ouviu isso e faz café com água antes de ferver, aí não atinge 98ºC que é o ideal para extração. Às vezes está 93ºC, 94ºC, desliga e a extração não fica tão boa. O único jeito de saber se atingiu 98ºC é deixar ferver.

                                                                      Análises de Kid A e Metrópolis.
                                                                        "I don't know where i'm going from here, but i promise it won't be boring" -David Bowie

                                                                        • Algo que ouvi
                                                                        Radiohead - Kid A
                                                                        • Algo que assisti: 
                                                                        S01E01+02 Unbreakable Kimmy Schmidt // 
                                                                        S04E10 Orphan Black // 
                                                                        Metrópolis // 
                                                                        Girls In The House // 
                                                                        ORANGE IS THE NEW BLACK
                                                                        • Algo que cozinhei; 
                                                                        Missoshiro
                                                                        Purê de mandioca
                                                                        MIOJO (SIM, MIOJO, ME JULGUE) DE TOMATE COM TOMATE E MAIS TOMATE
                                                                        • Algo pela saúde do corpo: 
                                                                        Introdução ao Yoga (Aula 01)
                                                                        • Algo pela saúde da alma: 
                                                                        Uma mini sessão de hipnose/meditação.
                                                                        • Algo novo: 
                                                                        Yoga, definitivamente.
                                                                        Comecei um diário de Yoga. 

                                                                        • Um momento infinito: 
                                                                        Sentimento de trouxice infinita.
                                                                        • 20 segundos de coragem insana: 
                                                                        Aceitação da sofrência.

                                                                          23 junho 2016

                                                                          23/06/2016

                                                                          Pouco a pouco minha vontade de estudar volta a tona, apesar de eu estar com tremenda dificuldade em Fisiologia e Histologia agora; muitos nomes, muitas decorebas, muitas vontades de fazer qualquer outra coisa. Daí eu me lembro que estou mais atrasada do que se estivesse em uma competição com Usain Bolt.


                                                                          Leve vergonhinha dessa redação. Toda confusa, sem nexo, faltando vírgulas. Aiai.

                                                                          Hoje foi um dia bom, já que consegui entrar no computador só depois do almoço (macarrão alho e óleo às 13h). Tenho tanto a fazer e tanta esperança de que ainda vou conseguir terminar tudo nos meus prazos. 

                                                                          Ah, só pra não esquecer, ontem o Í veio na terça com um papo de VOLTA DE SATURNO:

                                                                          Í_ F_


                                                                          acho que é casa das crençassssssssss

                                                                          casa do auto-conhecimento

                                                                          tu tem que resolver algo aiiiii

                                                                          talvez tu tenha dificuldade em se ajustar em alguma crença

                                                                          mas isso é importante pra vc


                                                                          Agora vou lavar salada, tomar um banho e escovar os dentes, preparar a cozinha pra janta e volto já. Ok, disso tudo só tomei banho e escovei os dentes. E botei ração no pote.

                                                                          22 junho 2016

                                                                          22/06/2016

                                                                          Everything In Its Riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiight Plaaaaaace

                                                                          Hoje fiz aquele Yoga esperto. Estudei a maior parte da manhã e passei a tarde assistindo Metropolis - um filme que eu jurava que iria ser duas horas e meia de puro tédio, mas que acabou me surpreendendo. 

                                                                          Cheio de simbolismos e análises ele, basicamente, mostra a relação entre a burguesia e o proletariado; numa perspectiva atemporal e futurística pros anos 1927, foi inspiração pra obras de diversos artistas da música (Lady Gaga e Queen incluídos) e também pra histórias como HARRY POTTER (a parte da mão perdida e da nova posta no lugar de Rabicho reerguendo aquele-que-não-deve-ser-nomeado). E uma das análises ainda diz que representa a fórmula para manipulação em massa: a mídia [coração] deve ser o mediador entre as mãos e o cérebro.


                                                                          Temos Maria Maria Maria robô por todos os lados como inspiração, também vista como a manipuladora - os artistas, a mídia. Fiquei sabendo que serviu de inspiração para um ditador em específico [esse sim não deve ser nomeado]. Ainda faz referência à revolução industrial

                                                                          Sombrio esse filme. A esposa do diretor [Fritz Lang] e roteirista se converteu ao nazismo logo depois e Fritz Lang fugiu pra França e depois pros EUA, desenvolvendo o cinema noir. Logo depois, em 1939 até 1945, a Alemanha ficou "instigada pela figura carismática e cega para o verdadeiro foco do problema e para as consequências de seus atos, e assim sacrificou uma geração de jovens e adolescentes na guerra".

                                                                          ---

                                                                          Além disso, veja bem como é o ser humano; assisti GIRLS IN THE HOUSE - um seriado de youtube feito com The Sims 4 - e tem tanta besteira que gostei. 

                                                                          21 junho 2016

                                                                          21/06/2016

                                                                          Estou aqui bem rapidinho só pra colocar ideias em ordem.

                                                                          Ouvi Kid A do Radiohead e agora ouvir música faz sentido pra mim. Sempre me perguntei o que é que significa ouvir música, por que ouvir e como conseguem gostar de ruídos estranhos colocados juntos em uma faixa de 4 minutos, mas isso foi antes de senti-la como uma aura mágica que pode te levar pra universos longínquos e provocar o despertar de sentimentos.

                                                                          Fora isso, também criei uma TAG - bem TUMBRL - com o objetivo de criar memórias e experiências, pra "se cutucar":
                                                                          1. Algo que escrevi: 
                                                                          2. Algo que li: 
                                                                          3. Algo que ouvi
                                                                          4. Algo que assisti: 
                                                                          5. Algo que cozinhei; 
                                                                          6. Algo pela saúde do corpo: 
                                                                          7. Algo pela saúde da alma: 
                                                                          8. Algo novo: 
                                                                          9. Um momento infinito: 
                                                                          10. 20 segundos de coragem insana: 

                                                                          Introdução ao Yoga 01

                                                                          Escrevi com Y porque acho mais chique.



                                                                          E minha primeira experiência com Yoga foi algo como "pareço uma lagartixa" e a segunda, definitivamente, foi me sentir em paz e, de alguma forma, como se tivesse dado uma boa espreguiçada. Uma das melhores, por sinal.

                                                                          Ainda não terminei. ANSEIO. EM BREVE.

                                                                          Ok, acabei de fazer a primeira aula e me sinto TOTALLY uma lagartixa. Só que é ótimo ser uma lagatixa, todos deviam tentar.

                                                                          Minha calça virou adesivo de pelos da Lola, mas o que importa é que está tudo correndo bem (apesar da falta de desenvoltura que quase levou minha cara ao chão duas vezes).

                                                                          Sinto que realmente dei uma espreguiçada e que poderia sair dançando por aí. Meus ombros ainda estão com a sensação de tensos, mas isso é totalmente por conta das tentativas de flexões de braço na parede do banheiro.

                                                                          19 junho 2016

                                                                          O primeiro passo para melhorar é admitir que precisa de ajuda; o primeiro passo para viver é admitir que tem uma vida que vale a pena ser vivida.

                                                                          19/06/2016

                                                                          Ontem assisti algumas cenas de As Vantagens de Ser Invisível e, dessa vez, não me senti triste e nostálgica - acho que já superei essa parte -, mas sim inspirada a viver uma juventude que eu, há algum tempo, ignorava completamente. O primeiro passo para melhorar é admitir que precisa de ajuda; o primeiro passo para viver é admitir que tem uma vida que vale a pena ser vivida.

                                                                          Falamos sobre esse momento terrível que é o último dia de aula. Aquele em que todos estão se abraçando e tem uma música triste ao fundo, mas tudo o que você consegue pensar é "Meu Deus, me tira daqui". Aquele sentimento que a Daria Morgendorffer tem o tempo todo.

                                                                          E hoje tivemos um bom dia de compras. Bom pelo momento, porque os preços estavam sob estado de calamidade pública. O feijão, o leite, o alho. Algo como impossível de se imaginar em um lar humilde. No fim do dia, fizemos uma sopa de mandioca que não pode se encaixar melhor de noite.

                                                                          Apesar de ter passado a manhã no mercado e a tarde conversando, o que posso dizer é que foi um bom dia. O primeiro de uma boa semana.


                                                                          17 junho 2016

                                                                          pode parecer e é a lua
                                                                          Estou sentada debaixo da lua cheia 
                                                                          com a esperança de que algo mágico aconteça. 
                                                                          Sou trouxa
                                                                          Sim

                                                                          Eu não sei como me sinto agora, é tudo tão estranho. Só sei que preciso de movimento.

                                                                          17/06/2015



                                                                          Confesso que ouvir o álbum Frank Sinatra - In the wee Small Hours me fez pensar que sou jovem demais pra entender as dimensões de um amor e até mesmo a atmosfera dos anos 50. A minha visão de mundo vai de total encontro à homens de terno e Fedora e o típico vestido adornado com um avental branco, "UNIFORME DAS DONAS DE CASA".

                                                                          De todo modo, ainda tenho aproximadamente 20 álbuns pra entender esses dez anos tão peculiares em que a segunda guerra finalmente chega ao fim, há Pin-up's nas paredes e, aparentemente, nenhum cabelo comprido ou solto.



                                                                          ---

                                                                          Aqui fora faz um friozinho que nada se compara ao que fez na última semana. Estou sentada debaixo de uma lua cheia - ela provavelmente está revirando os olhos e me chamando de trouxa agora mesmo -, mas algo me faz pensar que algo mágico pode acontecer agora.
                                                                          Agora não exatamente AGORA, mas agora no sentido de que tenho a impressão de que essa é a hora. Que chegou o momento. De alguma coisa. É. Isso aí.

                                                                          Ok, talvez eu esteja forçando um pouco o momento, mas é fato que um portal na minha mente foi aberto. 

                                                                          Dentro de casa a temperatura é morna e tem cheiro de bolo e chocolate. Ou os dois.






                                                                          16 junho 2016

                                                                          16/06/2016

                                                                          Já faz uns três dias que incorporei um estilo de vida sedentário e viciado de novo, tudo porque eu sentia tanta falta de um amigo por perto e dessa vez, finalmente, eu tinha um; é um dos melhores eventos desses últimos tempos e me faz sentir melhor. Muito, muito melhor.

                                                                          Quando ele apareceu, depois de quase ter um ataque do coração, meu sentimento foi de alívio. Dali tudo que ficou pela metade tinha se reconstruído e então parecia que nada tinha acontecido, que era só a mudança de um dia pro outro.

                                                                          se estou comparando pessoas a um cavalo/pônei? sim

                                                                          Os dias que se seguiram foram meio obscuros e cheios de melancolia. Para minha surpresa, nenhum arrependimento - acho que nessa situação, mais do que em nenhuma outra, eu pude sentir algo como "foi melhor que tenha sido desse jeito". Crescer e ver o crescimento de pessoas ao nosso redor se torna tão doloroso quando o destino não é o que se espera (digamos, 100% feliz). Fico pensando, particularmente, se algo eu fizesse pudesse mudar o modo como a vida aconteceu. Acho que a resposta deve ser não. Não, pra acalentar os corações cheios de culpa. Não, pra dar chance ao crescimento pessoal, que é doloroso. Não, pra aceitar os sofrimentos como o que eles são - choques necessários para nos fazer crescer e mudar.

                                                                          E de todo modo, fisicamente, minha cabeça dói por todo esse tempo em frente ao computador ouvindo alguns dos 1001 álbuns pra ouvir antes de morrer. Meu nariz também sangrou um pouco, talvez por conta do frio tenso que já está indo embora. Gostaria mesmo de escrever alegrias mas, aparentemente, sempre que começo me lembro de obscurantismos intrincados nos meus pensamentos.

                                                                          13 junho 2016

                                                                          Ler notícias de manhã pode ser um erro terrível ou um acerto incrível

                                                                          Apesar do frio que congela meus dedos, estou aqui; firme e forte, viva e saudável, com toda a vida pela frente. Vamos tentar não desperdiçar tudo isso, ok? Ok.

                                                                          São 10:23 do dia 13/06/2016
                                                                          Tenho uma prova no dia 03/07/2016; o que significa menos de um mês pra fazer o que tem de ser feito. Essa semana eu quero E VOU colocar em dia Matemática, Biologia e Química - deixando a próxima [semana] livre pra outros temas extremamente importantes. E ainda preciso escrever muito.

                                                                          Emma Watson dessa vez foi quem me reergueu das cinzas. Obrigada.

                                                                          Antes de tudo, vamos cantar aqui Little Talks - Of Monsters And Man


                                                                          12 junho 2016

                                                                          Estou lendo a entrevista que Tavi Gevinson fez com Emma Watson e meu maior desejo agora é saber como enfrentar uma página em branco; como não temer expor algo que se encontra definhando nos confins do meu cérebro.



                                                                          Ah, como eu admiro quem consegue se expressar de forma analógica. Acho que os 8 anos de era digital acabaram com minhas habilidades. Quem sabe.

                                                                           seja feliz, aproveite a vidaEssa semana foi um terror: arrumei um monte de material físico mas não muito de mim. Quer dizer, estar aqui, escrevendo isso, com uma luva branca na mão direita, já é um grande avanço - levando em conta aquilo que eu estava fazendo da vida essa semana. Digamos que meu jeito de afogar as mágoas é arrumando todos os guarda-roupas da casa, fazendo maratona de séries e tomando muito chá. Além do voto de silêncio, é claro.

                                                                          Preciso me conectar com meu eu interior. E, só pra constar, acho que assisti Sex and the city e Girls em um momento errado da minha vida.

                                                                          Emma Watson

                                                                          Why is it important to you to have other outlets like writing or drawing?
                                                                          I don’t know what it is. I’ve always kept and collected things, and I’ve always been interested in the idea of diaries. I must have 10 different personal diaries: I keep a dream diary, I keep a yoga diary, I keep diaries on people that I’ve met and things that they’ve said to me, advice that they’ve given me. I keep an acting journal. I keep collage books. They’ve given me a place where I can try to figure myself out, because those kinds of ideas feel too personal to put out into the public or even discuss with anyone else. It allows me to get things out of my head and work them out in a way that feels safe, which is really helpful. I can kind of play around with things.
                                                                          That’s been a big part of what school has meant to me. I got famous very young, and [college] gave me a safe zone where I could figure things out without people projecting onto me their ideas of what they wanted me to be, or thought I should be.

                                                                          Gelado gelado gelado ssssssssssssssss

                                                                          Acho que nunca esteve tão frio a ponto de eu ter uma coberta no meu colo e ainda sim sentir a aura gelada do vento por perto. Meu pescoço está cansado de sustentar minha enorme cabeça (algo que aparentemente acontece quando uso cachecol por bastante tempo) - possível resultado de uma péssima postura ou simplesmente da tensão do frio. A preguiça de fazer qualquer coisa além de assistir filmes o dia todo é enorme e se encontra agarrada no meu pescoço e estirada nas minhas costas (como eu não percebi antes??).

                                                                          Brené Brown TED TALK


                                                                          Pensando esses dias exatamente isso: "Por mais que eu lute pra vencer minha insegurança, tem uma parte de mim que luta pra ser invisível."

                                                                          Para os homens, Vergonha não é um monte de expectativas contraditórias e competitivas. A vergonha é uma só, não ser entendido como o quê? Fraco. Não entrevistei homens nos primeiros quatro anos do meu estudo. E só o fiz quando um homem olhou para mim um dia, apó a sessão de autógrafos, e disse, "Adoro o que você diz sobre vergonha, estou curioso em saber o motivo de não mencionar homens." E eu disse, "Não estudo homens." E ele disse, "É conveniente." (Risos) E eu disse, "Por que?E ele disse, "Porque você diz para nos abrir, contar nossa história, sermos vulneráveis. Mas você vê esses livros que acabou de autografar para minha esposa e três filhas?" Eu disse, "Sim." "Elas prefeririam que eu morresse em cima de um cavalo branco do que me ver cair ao chão. Quando nos expomos e ficamos vulneráveis somos massacrados. E não me diga que isso é coisa de homens, treinadores e pais, porque as mulheres da minha vida são mais duras comigo do que qualquer um."
                                                                          17:28Então começei a entrevistar homens e fazer perguntas. E o que aprendi foi isso: Mostre-me uma mulher que consiga de fato dialogar com um homem que esteja vulnerável e receoso, e eu lhes mostrarei uma mulher que faz um trabalho incrível. Mostre-me um homem que consiga dialogar com uma mulher que está cheia, que não consegue fazer mais nada, e a primeira resposta dele não é, "Eu esvaziei a lava-louças," ao contrário, ele a ouve de verdade -- porque é tudo o que precisamos --Mostro-lhes um cara que fez um bom trabalho.
                                                                          18:02Vergonha é uma epidemia em nossa cultura. E para conseguir sair debaixo dela, achar o caminho para nos encontrar, temos que entender como isso nos afeta e como isso afeta o modo como educamos nossos filhos, como trabalhamos, como vemos uns aos outros. Rapidamente, uma pesquisa feita por Mahalik no Boston College. Ele perguntou: O que as mulheres precisam para se adequar às normas femininas? As principais resposta neste país: ser simpática, magra, modesta e usar todos os recursos disponíveis para a aparência. Quando ele perguntou sobre homens, o que os homens neste país precisam fazer para se adequar às normas masculinas, as respostas foram: sempre mostrar controle emocional, trabalho primeiro, busca por status e violência.
                                                                          18:53Se vamos buscar um caminho para nos encontrar, temos que entender e conhecer a empatia, porque empatia é o antídoto para a vergonha. Se você colocar a vergonha numa placa de Petri, ela precisará de 3 coisas para crescer exponencialmente: sigilo, silêncio e julgamento. Se colocar igual quantidade de vergonha numa placa Petri e dosá-la com empatia, ela não sobreviverá. As duas palavras mais poderosas quando estamos em conflito: eu também.
                                                                          19:18E então eu os deixo com este pensamento. Se vamos buscar o caminho para nos encontrar, a vulnerabilidade será esse caminho. E sei que é sedutor ficar fora da arena, pois penso que fiz isso a vida toda, e penso comigo mesma, eu vou entrar lá e arrasar quando eu for à prova de balas e perfeita.E isso é sedutor. Mas a verdade é que isso jamais acontecerá. E mesmo se você ficar o mais perfeito possível e mais à prova de balas que puder, quando entrar lá, não será o que queremos ver. Queremos que você entre lá. Queremos estar com você e de frente para você. E simplesmente queremos, para nós mesmos, para quem nos importa muito e para nossos colegas de trabalho, que ousem com grandeza.

                                                                          4

                                                                          WOW

                                                                          Amanhecemos com 4ºC. Confirmei que nenhuma planta queimou (yaaaay, mas as minhas favoritas já faleceram há um tempo) e, infelizmente, nenhuma água que estava no quintal congelou (awwn).



                                                                          11 junho 2016

                                                                          Hoje é sábado

                                                                          9:00 - Acordo. O sono vem quando fecho os olhos e a vontade de viver aparece quando os abro. Vejo que já amanheceu; o vizinho ta fazendo um barulho terrível.

                                                                          9:05 - Ouso levantar e colocar pantufas;

                                                                          9:10 - Coloco uma caneca de água pra ferver, ligo o computador e boto pra carregar. Bato a porta bem forte pro vizinho pensar que fez cagada.

                                                                          9:15 - Lavo o rosto com água do Alasca e vou escovar os dentes e pensar sobre ontem, em frente ao computador. Boto água na caneca e tampo com um prato.

                                                                          9:20 - Termino de escovar os dentes com um processo que chamo de depilar a língua (se você achou isso nojento é porque não sabe a quantidade de bactérias que tem na sua), passo um creme pra ninguém descobrir que sou uma cobra pelo canto dos meus lábios.

                                                                          9:25 - Boto um pão na chapa (frigideira que chapa não tenho chapa não), adoço meu chá (o que sempre me faz lembrar Francine do Do Campo à Mesa e seu café sem açúcar).

                                                                          9:30 - Fui um pouco trouxa e deixei as bordas do pão queimarem, mas nada que não se dê um jeito.
                                                                          9:35 - Procuro imagens de pão na chapa no Google.


                                                                          9:40 - Vou fuçar youtube e facebook e encontro:

                                                                          Nana Queiroz falando sobre como é ser mulher nos EUA;
                                                                          Filha do Obama se formando;
                                                                          Morte de Christina Grimmie no G1, O Globo, BBC, CNN,
                                                                          PMs fizeram vaquinha pra dar comida a pai e filha que tentaram furtar comida;
                                                                          A ideia de Bill Gates - galinhas como solução para pobreza na África;
                                                                          Gelo saindo da mangueira em São Joaquim - SC;

                                                                          Um tempo conhecendo Anna Akana.

                                                                          10:15
                                                                          Ok, vamos tirar uns minutos aqui para pensar o porquê de eu estar fazendo isso.


                                                                          Quando acordei de manhã isso me pareceu com controle sobre meu tempo. Ou simplesmente a possibilidade de fazer contas no fim do dia e jogar na minha própria cara que a vida não está passando mas sim eu estou passando a vida. 
                                                                          Consumindo mais carboidratos e menos proteínas e gorduras do que deveria, eu me encontro em estado de calamidade pública quando vejo que não tenho força nem pra carregar um galão de 20 litros de água com facilidade. E digo isso comendo três Bis. Três Bises. Treses Bis. Trezentos Bises.

                                                                          Estou responsável não somente por mim, mas também por aqueles que um dia eu tive, tenho ou terei chance de fazer parte da vida e causar qualquer impacto.

                                                                          Claro que isso não quer dizer PASSE 100% DO SEU TEMPO PRODUZINDO IMPACTO mas quem sabe FAÇA NO MÍNIMO ALGO POR VOCÊ. CASFKLNSAFRALHO.

                                                                          10:35 - Abro o Spotify pra treinar aquele inglês.
                                                                          Coldplay - Viva la Vida
                                                                          Don't Stop Believin'

                                                                          Tão frio que meus dedos estão doendo, mesmo com uma meia e uma pantufa, duas calças, duas blusas de frio e duas finas, um cachecol e cabelo de Xena.

                                                                          11:00 - Hora de esquentar. Limpando coisas.

                                                                          12:15 - Qualquer calor foi perdido quando enxaguei palmilhas e cadarços.

                                                                          14:05 - Pausa pra comer batata cozida.

                                                                          VOU CONHECER FRIENDS

                                                                          Como fiz um episódio de 20 minutos durar 50? Eis um mistério.

                                                                          15:00 - Acabei de baixar um livro com 1213 páginas

                                                                          Chá com bolacha
                                                                          Chá com bolacha
                                                                          Chá
                                                                          Chá
                                                                          Chá
                                                                          Chá com bolacha

                                                                          17:00 - A água do Alasca atinge temperaturas inéditas. Acabei de provar uma bala com gosto de fumaça.

                                                                          20:05 QUEM TÁ CA RUELA DUENO
                                                                          Bucho cheio e uma estante organizada MA-RAVILHOSA.
                                                                          Disposição maior agora do que quando acordei.

                                                                          20:40 - Engraçado como tem alguns cantos da casa que nós nem reparamos, do nada eles aparecem e desperta um sentimento tipo onde eu to e flashbacks dos momentos ali dentro começam a passar na cabeça.

                                                                          22:25 - Dreams sweet dreams

                                                                          09 junho 2016

                                                                          "Test ideas by experiment and observation, build on those ideas that pass the test, reject the ones that fail. Follow the evidence wherever it leads and question everything."

                                                                          02 junho 2016

                                                                          Apenas mais uma rápida constatação

                                                                          Já faz umas duas semanas que derrubei uma garrafa de azeite DE VIDRO cheia pela metade no chão e até hoje sinto o cheiro de azeitona em mim. Espero que seja psicológico.

                                                                          Enquanto eu limpava todo aquele óleo do chão, da bancada, dos legumes, do pote de sal e dos meus pés, pensei no quão uma pessoa pode ser desastrada a ponto de já ter um histórico de derrubar potes de vidro cheios e todo o conteúdo do liquidificador em tão pouco tempo de vida e menos tempo ainda participando do trabalho de uma cozinha doméstica.

                                                                          A falta de coordenação motora é a culpada disso, eu sei! Foi a primeira constatação. A segunda veio mais tarde: ver pessoas com posturas perfeitas.

                                                                          Somos animais bípedes. Temos inúmeros problemas de coluna ao longo da vida. Por que eu não tenho aquela postura? Será medo psicológico de transparecer, hmmmmmm, digamos, segurança?

                                                                          Eis os fatos que se seguiram a estes questionamentos:

                                                                          Tentei manter uma postura decente. Provavelmente falhei, porque a de agora parece muito com a de uma rã.

                                                                          Essa experiência também libertou debates internos sobre exercícios, algo que realmente poderia vir a calhar.

                                                                          E sim, eu preciso ter mais fluidez de pensamentos. SOCORRO. Preciso me libertar desse código morse.

                                                                          . . .  --- -.-. --- .-. .-. ---

                                                                          Como manter a consciência do agora???????

                                                                          Uma dinossáurica questão que me faço de tempos em tempos. 

                                                                          Aquelas bacias em que Dumbledore organiza os pensamentos deveriam ser vendidas em todos os mercadinhos de bairro, distribuídas em todos os postos de saúde.