04 março 2014

Texto 3

A Pólis Platônica ideal se baseia no princípio em que somente um ser humano racional, com acesso ao mundo inteligível, poderia governar. O motivo seria que, o indivíduo, cuja mente fosse capaz de atingir o mundo das ideias, propagaria a justiça.AAbnegação seria a chave desta aristocracia, para que a base da sociedade fosse sólida: um governante que visa o bem do seu povo, acima de qualquer vontade individual - concupiscente ou irascível. 6Li13Le

A veracidade da existência da abnegação no universo contemporâneo só se mostra em pequenas faíscas. Rousseau poderia explicar o estado atual com base em sua "Teoria do bom Selvagem", na qual afirma: o homem nasce bom, mas é corrompido pela sociedade. A corrupção firmaria a desigualdade, consequência do individualismo.

Para o Budismo, no entanto, as fagulhas de altruísmo  são um caminho para a iluminação - consequentemente, um humano bom, e que atingiu o nirvana - estado de libertação de sofrimentos. A humanidade tem caminhado na ordem inversa - a depressão é o "mal do século". Em busca do avanço econômico e do poder, acreditando na eficácia que estes terão em aduzir a felicidade, se encaminha para uma prisão.

No campo da Ciência foram comprovados benefícios físicos e psicológicos trazidos pela filantropia - fazer bem faz bem. Os verdadeiros super-heróis são aqueles que são capazes de doar um pouco de si a um ser humano carente. Portanto, mesmo que a abnegação não esteja sólida em uma pequena parte da população - aquela que está no poder -, ela ainda existe, e deve ser irradiada para que a pacificidade prevaleça em acima da guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário