30 dezembro 2015

Tempo presente

Em meus períodos de isolação do mundo, as vezes chego a pensar que, conforme a idade passa, todos se afastam - como Gregor Samsa em sua metamorfose, quando até mesmo sua família começa a rejeitar aquela condição transformadora de sua imagem. 

Quando se é jovem e inocente, as pessoas brotam em busca de uma influência e significância pessoal na vida de um corpo novo em folha; o que o senso comum acorda que não é possível quando se "passa do ponto". Um pouco triste quando se dá conta de que o presente é o único momento em que é possível produzir significado.

29 dezembro 2015

Uma rápida contextualização de voo

A emoção do lugar gigante com pássaros de ferro e a subida de escadinha empolgante.

Primeiro, parece um carro de bois. Depois, o elevador do Willy Wonka. Você sente uma paz (e não a claustrofobia de um elevador) e logo parece o metrô mais rápido do mundo com filmes tranquilos na janela pra você não perceber que está a 800 km/h, 11 mil metros do solo.

As mulheres com uniforme e bem maquiadas, com direito a coque no cabelo e um chapéu que não parece muito bem assentado em suas cabeças, distribuem fones pretos, gestos com instruções, um lugar pra colocar lixo e lanches, de maneira simpática e organizada.  A TV no encosto da poltrona da frente mostra mais variedade de noite pra viagem mais comprida e rápida da sua vida.

22 dezembro 2015

How to get away with the blame

Em vários pontos dessa estrada chamada vida tem poças de leite que ninguém vai beber.

Você vai tentar culpar a gravidade, porque ela te pregou uma peça, ou a droga da pavimentação mal feita do asfalto. Talvez realmente eles tenham influenciado no acontecimento que agora faz peso na consciência, mas se comprometer a carregar tal quantia de leite em um planeta com cuja gravidade afeta justamente aquele caminho... são riscos que tem de ser corridos. Afinal, todas aquelas outras estradas vão se desgastar ora ou outra. 

Se não puder recolher sem derrubar mais, cuide do leite que restou e siga em frente.

17 dezembro 2015

A mulher na aranha o cachorro na mosca e a velha a fiar

Os dias antes de um acontecimento notável passam como se seu cérebro tivesse recebido uma injeção de anestésico, porque é difícil pensar em outra coisa e porque é difícil fazer algo aleatório sem dar uma pensadinha básica sobre como vai ser esse tal momento. Cá tenho eu refletido sobre como os próximos dias serão, uma vez que dia 21 eu recebo meu resultado da primeira fase do vestibular e logo no dia 23 vou estar em uma aventura eletrizante que é sair da cidade em uma lata que voa.

Pausa para quem acabou de quase cair da cadeira. 

Duas vezes.

Apesar do meu cérebro dizer que está cansado de ouvir sons em volumes absurdos no meio da rua que fazem propaganda de uma tal de "COCA-SOLA DE CHOCOLATE", continuo firme e forte digitando todas as palavras que aparecem em minha mente.

Eu
Vulcânica
Bjork
Tavi Gevinson
Lorde
SIA
David Guetta????
Gigi da Pomerânia??????
Feira
Tomate
Morangos Orgânicos
Francine Do Campo a Mesa
Galinhas
Ovos de granja
Tia
Cabelos cacheados
Mamai
Dourado
Peixe
Aquário
Jo
Ração
Cachorro
Gato
Rato
Velha a fiar
Japão
Eu

Três vezes.

Use protetor solar nos teus gatos




A minha versão de vida boêmia inclui pijamas largos rasgados (com todo bom charme de um belo rasgo, é claro), carência de sapatos e a playlist da Glória, além de um anel de joaninha no dedo indicador da mão esquerda.

Próxima semana vou deixar essa cidade grande pakas pra visitar um destino há muito conhecido, nos confins do Mato Grosso do Sul. Uma das partes mais gostosas das viagens de uma pessoa ansiosa, se me permite dizer, é aquela em que você tem de escolher as tranqueiras essenciais e então compactá-las de um jeito mágico - é nessas horas que todos sentimos carência de Marie Kondo em nossas vidas.
Cada põe-tira que acontece sempre que sobra algo essencial e falta espaço pode resultar em um momento mágico em que TUDO CABE. Você tem certeza que na hora de voltar não vai caber maaaaaaassss QUEMMMMMM LIGAAA.

Esse ano ainda cometi um equívoco terrível, veja bem: uma moça disse que "a depilação a lazer é a libertação da mulér" e eu sempre pensei que nascíamos livres. A gente cresce e descobre que tem uma caralhada de coisas que é esperado que façamos - se livra desses pelos, se livra dessa gordura, se livra dessas celulite, se livra dessas estria, bota um bojo, credo menina com espinha, credo menina com roupa larga, credo credo credo. Tem uma linha PSICOLOGICAMENTE tênue entre o que nos sentimos bem fazendo e o que nos sentimos obrigados a fazer porque não queremos ser a velhinha dos gatos, mas você só vira a velhinha dos gatos se for velhinha e gostar muito de gatos. É ótimo gostar de gatos.

Parece até que ser livre agora requer esforço e dinheiro, eu em.


 

09 dezembro 2015

Contentamento descontente

Woman in Bed (1941) by Irving Penn
Existe uma sensação estranhíssima que acontece quando você lê um troço ali e de repente aquilo se incorpora tão bem nas tuas experiências passadas que te faz capaz de começar a identificar e dar nomes aos bois do teu pretérito. Dai da pra começar a pensar quantas informações foram perdidas por aí pelo tempo só porque a gente teve a coragem de ignorar tantos bons pensamentos que pareciam na hora tão sofridos ou supérfluos - nem funciona tentar esquecer, porque eles vão sempre estar na memória de longo prazo e, quem sabe, virar mágoa e ficar povoando o corpo da gente.

Bem sábios da química espalham "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" e "A natureza somos nozes", o que pode simplesmente construir uma conexão empírica que deixaria qualquer cientista muito louco: seja como Camões, transforme suas dores em arte. Como mais elas se extinguiriam, afinal? Com conselhos? Pffffff.

Ps.Qualquer dor mencionada neste texto não tem relação com dores físicas. Em caso de contusões, queimaduras e afins, chame o chamu dirija-se ao hospital mais próximo.






07 dezembro 2015

Cérebros de açúcar

Alguns fatos sobre a vida: é possível se perder mesmo em uma cidade com muitas sinalizações. Muito. De carro. De a pé.

E esquecer seus sapatos antes de sair de casa também.

Quanto mais andamos por aí, com tantos estímulos, nessas comunidades grandes pakas chamadas cidades, menos o cérebro parece funcionar. Quero dizer, quem quer saber como funciona uma panela de pressão ou como conseguir paz interior quando tem de contar as moedinhas de dez centavos pra pagar o motorista do ônibus ou aquele sanduba de carne de gato maneiro do tio Jão?

Claro que essa parte do nosso corpo está sendo utilizada para outros fins mas.... no fim do dia parece que tudo não passa de CEREAIS - daqueles cheios de assuca, feitos com milho transgênico. No mais, se você acumula muito disso, vai saber o que pode acontecer; alucinações, Oompa Loompas revoltosos por uma alergia a cacau que os impossibilita de comer chocolate começam a se alimentar da sua paciência e paz de espírito, essas coisas. Espero que tenha ficado claro. Se não ficou, você provavelmente não andou exagerando nos hidratos de carbono. 

Irving Penn - Still Life







o rotulo funciona como um fertilizante para a segregação
Como um silenciador que nos libera de qualquer responsabilidade
que nos deixa continuar confortáveis na cadeira reclamando e rotulando...

Aqui podemos ver Paola Carosella sendo linda
[Texto]
[Imagem]

04 dezembro 2015

Uma passadinha

Digamos que eu esteja comendo bolo de anivesário no café da manhã faz três dias. Só uma hipótese, nada concreto.

Duas pérolas: Annie Leibovitz - do calendário Pirelli de 2016, inclusive - e Irving Pen. Estou passada.

Algumas coisas sobre Yoko Ono:

Yoko Ono, Half-A-Room, 1967
John Lennon & Yoko Ono at the first day of their Amsterdam Bed-In, 1969




01 dezembro 2015

O ritual está em andamento

COMECEI ESSE POST COM "Quero que minhas últimas horas com dezessete anos me lembre músicas de Natal por Frank Sinatra e suco de maracujá, porque essa fruta é a minha favorita agora e porque essas melodias tem um clima ímpar.



Ontem fiz um daquelas provas que conseguem te levar a nocaute sem nem mesmo você ter levantado uma vez sequer da cadeira e agora não faço ideia do que sentir. Consegui subir no muro, mas não me jogar de lá de cima, rumo a segunda fase. Por enquanto. Aguardemos o julgamento final."

E AGORA JÁ TO NA PLAYLIST GLÓRIA QUE INCLUI:

M.I.A. - Bad Girls
Kool & The Gang - Celebration
OutKast - Hey Ya!
Madonna - Material Girl
Village People - YMCA
Spice Girls - Wannabe
Queen - I Want to Break Free
Katy Perry - Last Friday Night
Smash Mouth - All Star

ENTRE OUTROS.
BYE BYE 17
WELCOME 18